"É tempo de voltar a casa". A cadeia de supermercados alemã EDEKA fez um anúncio que se tornou viral e está a "arrancar" lágrimas. O tema central é a solidão, principalmente das pessoas mais idosas, e a importância da união das famílias.
É uma publicidade emocionante. Com esta chorei, admito. Também porque estou muito lamechas. Não é difícil levar-me às lágrimas.
O Natal é sinónimo de família. De casas cheias. De sorrisos, abraços e partilha. Deveria de ser, mas infelizmente não é para todos. Este anúncio relembra que há muita solidão e que no dia de Natal "mata" ainda mais.
Neste momento, o meu Natal também já não é o que era. Possivelmente nunca mais irá ser. É um dia mais triste. Um dia de recordações felizes, que nos deixam de lágrimas nos olhos.
Hoje relembro muitos Natais felizes. Aqueles de mesas cheias de gente, de sorrisos e de visitas do "Pai do Natal". Hoje recordo os cheiros e sabores de outros Natais. Como me dói as saudades dos outros Natais.
Este será o segundo Natal diferente. Este é o segundo ano em que esta época me dói. Este será mais um Natal a tentar esconder a tristeza.
"É tempo de voltar a casa", mas dói tanto lá voltar.