sexta-feira, 2 de março de 2018

Mãe ao Quadrado_Fomos ao Yoga

Quando recebi o convite para participar na aula de Yoga para pais e bebés fiquei super entusiasmada. Depois caiu-me a ficha: Como vou participar com as minhas duas estrelinhas? Tenho dois braços, é certo, mas não iria conseguir fazer os exercícios com os dois, ao mesmo tempo. Ia ser giro. O trabalho do pai não permite que alinhe nestas minhas “aventuras”. Teria que levar alguém comigo para me ajudar e voluntários não me faltam! 

Confesso que Yoga e Pilates nunca foram muito a minha praia, sempre gostei de modalidades mais dinâmicas, mas para fazer com as estrelinhas fazia sentido. Lá fiz a minha inscrição e desafiei mais amigas. 

Estava ansiosa para ver a reação deles e por partilhar com eles este momento. 

Nesse dia fizeram-me o favor de dormir pouco, quando os fui buscar para os preparar estavam cheios de sono. Pelo caminho a estrelinha D. adormeceu, a estrelinha C. quando se viu num ambiente diferente acordou. 

Depois de uma breve apresentação do grupo, assim como da forma como iria decorrer a sessão, lá iniciei a aula com a estrelinha C. Pouco me ligou, ela estava mais preocupada em ver o que se passava à sua volta, em interagir com as outras pessoas - passou o tempo a tentar apanhar as sapatilhas da mamã do lado - e explorar o espaço. Entretanto a estrelinha D. acordou e ficou admirado a olhar para tudo e todos. Já estava mais calmo e foi possível fazer alguns exercícios com ele. Durante quase uma hora aprendemos alguns exercícios e “lengalengas” para lhes cantar enquanto os fazemos. A cara de felicidade, de admiração e os risos deles foram memoráveis. 

O dia estava “feio”, cinzento e muito chuvoso, mas valeu a pena. Acabou por ser um fim de tarde tão bem passado. Foi tão giro reencontrar colegas de escola, de conversas de recreio, de saídas à noite e de infância/adolescência. E de repente damos por nós, anos depois, a falar de noites mal dormidas (não das noitadas), alimentação, vacinas, tudo e tudo. Estamos velhas. É o que é! 

A aula decorreu num espaço com um conceito muito giro, O Colinho da Mamã - Mummy & Baby concept store. A loja é recente e amorosa. Ainda não tinha visitado, apesar de há muito o querer fazer. Frequentemente decorrem vários workshops, sessões de esclarecimento e aulas relacionadas com o bebé. 

Infelizmente, por questões profissionais, não vou conseguir frequentar este curso de Yoga que irá decorrer no mês de Março. Certamente irei voltar ao Colinho da Mamã. Vi lá coisas que adorei e também para frequentar algumas das iniciativas que por lá decorrem. 



Mais informações, sobre o yoga e o curso, que nos foi partilhada: 

O porquê do yoga para bebés?

O Recém-nascido é essencialmente um ser emotivo, aprende através de perceções sensoriais intensas. A sua comunicação é sobretudo com a mãe ou figura cuidadora e a sua presença empenhada têm um efeito calmante e regulador, o seu cheiro o seu toque…
O contacto mãe-bebé melhora a comunicação entre ambos, permitindo á mãe responder às necessidades do bebé desenvolvendo a sua confiança no seu pepel de mãe.
As aulas de yoga para bebés inserem-se bem nestas necessidades, porque é uma atividade recheada de ternura e diversão onde se que prevê muito contacto físico, visual e auditivo, tendo ainda a vantagem de ajudar o bebé no seu processo de descoberta de si próprio enquanto individuo, permitindo o seu desenvolvimento harmonioso e equilibrado.
Nas aulas de Yoga para bebés os pais descobrem novas formas de estimular o desenvolvimento da criança ao nível físico, social e emocional, estabelecendo, desde muito cedo, vínculos afetivos profundos e sólidos. As posturas da prática baseiam-se em muitas posturas do Hatha Yoga tradicional e adaptadas de forma apropriada ao corpo dos bebés.
Os bebés já nascem verdadeiros Yoguis, é algo inato, nós só organizamos damos forma e continuidade!
Quais os benefícios?

 - Benefícios para os Bebés
  • Promove um sono mais regular e calmo
  • Aumenta a força
  • Aumenta a flexibilidade de todo o sistema muscular
  • Ativa tónus muscular, postura e equilíbrio
  • Estimula o cérebro e as aprendizagens futuras
  • Desenvolve a confiança física e consciência espacial
  • Desenvolve a confiança física e consciência espacial
  • Melhora a capacidade imunológica
  • Estimula os sistemas corporais como o digestivo reduzindo as cólicas
  • Promove o controlo da respiração
  • Promove um bem estar geral, aumenta a auto confiança e auto estima
  • Ajuda o bebé na transição de um estágio de desenvolvimento para outro
  • Ajuda o bebé a lidar com a mudança positivamente, integrando novos desafios ao seu ritmo
  • Promove interação num ambiente social nutritivo para os pais e bebés
  • Promove um forte vínculo emocional com os pais.
Benefícios para os pais
  • Promove o vínculo pais/bebés
  • Ajuda os pais e o bebé a conhecerem-se melhor através da comunicação não-verbal
  • Diminui o stress e ansiedade
  • Promove a confiança enquanto pais
  • Promove momentos divertidos e especiais com o bebé
  • Aprender princípios e posturas do yoga
Formadora: Joana Pinto
Professora de Yoga para bebé e crianças pela escola Babyoga Portugal
Enfermeira Especialista em Saúde Materna e Obstétrica
Conselheira em Aleitamento Materno
Facilitadora Certificada em Parentalidade Consciente
Mãe de terceira viagem
O colinho da mama fica na av. 29 de Março n 853 3885-517 Esmoriz.