segunda-feira, 6 de agosto de 2018

Estrelinhas # Mês a Mês


As Estrelinhas estão quase a fazer 15 meses. Durante este período, sempre que me ia lembrando, escrevi o desenvolvimento que foram tendo. No outro dia estava a pensar o que vou fazer com isto. Se vai ficar guardado no computador ou se vou imprimir e juntar ao álbum do ano (que ainda não fiz).

Para já vou partilhar o que escrevi nos três primeiros meses desta "aventura”.

1º mês

A primeira semana foi passada na maternidade.

As últimas 3 semanas em casa têm sido uma aventura e um desafio.

Os papás andam cansadíssimos. Ter dois a acordar de noite, de 3 em 3 horas, é dose.

Sempre que possível, e quando o papá entra mais tarde de manhã, as noites têm sido divididas entre nós e com turnos.

Estão a ser alimentados com o LA e o da mamã.

Já deixaram de ser aqueles bebés magricelas, pele e osso como nasceram. Já começaram a ser bebés com umas bochechas que só apetece apertar, com uns braços e pernas onde só apetece dar muitos beijinhos. Já enchem aqueles fatinhos tamanho 0, o que também facilita no banho.
Durante o dia tem sido um tal “come e dorme”, principalmente a Estrelinha D. adora dormir e que ninguém o chateie.
À noite, para já, estão a partilhar o mesmo berço (comprámos um de fácil transporte para estar no quarto ou sala) ou dormem comigo. O papá prefere dormir na sala. 
Está a ser um pouco agridoce. Um misto de sensações e emoções. De muitos medos e de muita aprendizagem.
É uma adaptação constante a uma nova vida, mas são as “coisas” mais fofinhas do mundo. Quando já nos brindam com aqueles sorrisos lindos derretemos logo e esquecermos as partes menos boas.  
A verdade é que os papás conseguiram sobreviver ao primeiro mês!

Ufaaaaa!!!! 
Foi o primeiro mês de uma história de amor a dobrar.
2º mês



Neste 2º mês passámos uma fase mais complicada.  

Cólicas, gases, ritmos diferentes, idas ao médico e troca de leites. Começámos a perceber que quando eles estão mal, e nós não podemos fazer muita coisa, dói-nos no coração. 

Foram tomar a vacina dos 2 meses. Não se portaram mal. Claro que houve berreiro, mas acho que doeu mais a mim. Não fizeram febre.  

Continuam adorar comer e dormir. Já fomos comprar outro mini-berço com rodas para estar tanto no quarto, como na sala. Cada um tem o seu, uma vez que começámos a reparar que se estavam a acordar ou a dificultar o adormecer. Um está do lado da mamã, o outro do lado do papá. 
As noites não estão a ser fáceis com a Estrelinha C. Tem feito umas birras constantes, quase sempre à mesma hora e com a mesma duração. Às vezes adormece de cansaço. Mesmo bebendo o biberão de leite, quer a maminha da mamã. A sorte é que o mano dorme e parece que nada se passa com ele. Não acorda com o choro da irmã.

Já começam a sorrir para nós, dão pequenas gargalhadas e já prestam atenção quando falamos para eles. 
Os papás já têm de comprar roupa quase todas as semanas. Estão a crescer muito!

3º Mês

A Estrelinha D. já sorri muito e dá algumas gargalhadas.

É muito, muito curioso. Fica muito atento às coisas e às pessoas quando conversam com ele, já faz aquele franzido à sobrancelha.

Adora estar deitado e que brinquem/falem com ele.

Ainda não dorme a noite toda, acorda às 5 horas para beber leite. Já não é mau. Para dormir adora festinhas na cara e de agarrar o nosso dedo.
Já a Estrelinha C. deixou de ser uma bebé chorona à noite, está mais independente, não gosta de estar sozinha, mas já adormece sozinha.

Felizmente não faz as “famosas” birras. Já é possível deitá-la na cama, pôr a chucha e tapar a cara com o “nana”, agarra-se ao lençol e esfrega a cara até adormecer. Às vezes ainda quer uns miminhos e umas festinhas na cara. Foi uma luta chegar aqui, mas já não faz aquelas birras “horríveis” para dormir à noite. Ao contrário do mano, já começa a aguentar a noite sem comer.

Já sorri muito. É muito, muito curiosa e gosta de ver tudo.

Fica muito atenta nas coisas e nas pessoas quando conversam com ela. Prefere estar deitada, toda esticada e sem grandes apertos. 
Descobriram as mãos e agora é só mãos na boca! Andam a babar-se muito. Não param quietos e fazem muita ginástica com as pernas. 
As cólicas também já começaram a reduzir.

Já os colocámos nas espreguiçadeiras frente à televisão, BabyTV, ficam entretidos e com o olhar fixo nas imagens, cores e sons da caixa mágica. 
Quando os colocamos de barriga para baixo, a Estrelinha C. já move e segura a cabeça com vigor, muito melhor que o irmão. 
Com três meses foram de férias com os papás. Uma aventura. Já foram conhecer Leiria, Praia de Leiria, Fátima e Figueira da Foz. Estiveram junto de uma piscina pela primeira vez, mas nada de apanhar sol. Foram dias só de passeio, de dias a 4 e portaram-se lindamente.Tiveram os papás 24 horas só para eles. 
Ao ler isto com distancia de 1 ano percebo que o tempo passou verdadeiramente rápido. Percebo ainda que a minha memória "esqueceu" vários momentos e que estas "cábulas" ajudaram a relembrar. 

Depois irei partilhar os restantes meses.