sábado, 31 de outubro de 2015

Trapitos # 6


E parece que chegou o Outono. Aos poucos já comecei as mudanças no closet e a trocar os trapitos fresquinhos. Que venha o frio, que já estou a preparar a minha pinta para o receber.

Só gosto dos dias de chuva para dar uso às minhas galochas.
 

 


Já sem galochas, mas com botins. Parece que agora tem mesmo de ser.

À Mesa # Bebida da Moda: Um Gin Tónico, por favor.

Por razões profissionais, no outro dia tive direito a assistir a uma apresentação / workshop sobre Gin. O Barman “estacionou” o Carrinho do Gin na escola para presentear os formandos e, consequentemente, a equipa de formadores.
Confesso que ando a tentar perceber mais sobre este tipo de temáticas, se calhar por ter o mestre em casa e por constantemente estar a receber algumas explicações. Muitas vezes nem ligo e ele desiste…ups.

Ao longo de umas horas fomos fazendo a degustação das várias sugestões preparadas pelo profissional. O Gin está na moda e é sempre muito interesse conhecer um pouco mais sobre esta bebida. O barman cativou rapidamente a atenção de todos os presentes, pois interagia, ia fornecendo dicas e explicava como preparar a bebida. Um autêntico sucesso.  
Nos mais básicos, não há grande dificuldade e (penso) já sou capaz de prepara um Gin. Brevemente vou preparar um para a minha cobaia, correndo o risco de ser a primeira e a última.  Sim, porque se começa a colocar muitos defeitos……está sujeito.


 
 
ps: por razões óbvias só partilho estas duas fotografias.

quinta-feira, 29 de outubro de 2015

Trapitos # 5


Quando era pequenina andei no ballet durante um bom período. A escola e o pouco tempo que minha mãe tinha para me acompanhar fizeram com que não continua-se. A paixão continua e fiquei sempre fascinada por esta arte que é a dança. Ainda hoje fico arrepiada quando vejo um bailado. Até já disse que vou voltar ao ballet. Quem sabe….um dia!!!
Quando vi esta camisa na Zara não resisti. Adorei-a.


terça-feira, 27 de outubro de 2015

Trapitos # 4

Ainda há dias (quase ontem) dizia que  não apetecia vestir roupa de inverno, lá lá lá,  e agora já sinto um frio daqueles. Já não dá para sair de casa à fresca e já pede um agasalho mais quentinho.
 
Lá vou ter de ganhar vontade para as mudanças. Não sei quando, mas não posso adiar muito mais. Enquanto isso, para o jantar de Domingo, ainda estava uma temperatura amena, deu-me para sair à rua assim:





Vestido: Zara;
Sapatos: Zilian;
Anel: One;
Pulseira: Pandora;
Colar: Parfois:
Mala: Calvin Klein

segunda-feira, 26 de outubro de 2015

À mesa # Restaurante éleBê

E este ano fomos!

Um pouco por imposição, o marido concordou em irmos jantar no Domingo a um restaurante, no âmbito da iniciativa Restaurant Week.

Lá fui ver a lista de restaurantes, os respetivos menus e as críticas. Ao que queria ir estava fechado para descanso, por isso fui um pouco pelos menus apresentados e opinião dos clientes.

Escolhi o Restaurante éleBê, situado na Baixa do Porto, na Rua ST. Ildefonso,  e não me arrependi.

Não foi fácil encontrar, andamos meios “perdidos” e demos umas voltas até arranjar estacionamento.

À chegada fomos recebidos pelo chefe de sala, que simpaticamente nos acompanhou à mesa e desejou uma boa refeição. O espaço muito agradável, intimista, acolhedor, com música ambiente apropriada, bem decorado e com pormenores muito elegantes. O atendimento foi sempre muito cuidado e personalizado, tanto pelo chefe como pelas simpáticas funcionárias.

 
Como Couvert serviram pão, manteiga confecionada pelo chef, azeitonas em tempera de azeite, alho e orégãos.

 
Já como prato de entrada o marido escolheu a Alheira de Perdiz (alheira de caça com carnes de perdiz) em cama de grelos do campo; para mim veio o Fondue de Três Queijos (três queijos gratinados no interior de um pão de sementes).

 
Para prato principal eu optei pelo Bacalhau Lascado em Crosta de Broa. O bacalhau vinha em camadas assente nas batatinhas a murro e coberto por crosta crocante de broa e ervas aromáticas. Estava delicioso!
 
O marido teve direito a um empratamento à inglesa indireto, ou seja, o chefe fez delicadamente o empratamento à nossa frente. Na Montada Minhota, tornedós de alcatra minhota corados com broa e enriquecido por vinho verde, o Chef deu o toque final com a sua assinatura.




Para finalizar em beleza, e com a consciência pesada pelos excessos cometidos, veio uma Mousse de Chocolate, num copinho de bolacha. A menina optou pelo abacaxi ao Natural, mas, claro, que não aguentei a tentação e fui “roubar” a mousse. Um verdadeiro pecado!



 
Pontos menos bons, que não colocam em causa a boa imagem:

 - Quando chegamos estava um funcionário debruçado no balção, confesso que não vi, e à saída também. Neste campo, o senhor meu marido tem olhos de lince e apanha tudo.

- Não ter ½ garrafas de vinho. Para um casal, em que um não bebe, como é o nosso caso, uma garrafa é um exagero. E já diz o ditado “quem conduz, não bebe”. Eu já prometi ao marido que vou aprender a gostar de vinho, para o acompanhar no social. Afinal com um mestre em casa, não há desculpa para não aprender. Acabou por escolher um copo de vinho. Nos tempos que correm, e por várias razões, é importante ter essa opção na carta de vinhos.

- O fardamento das funcionárias não estava adequado. A jaleca era 2 números acima do tamanho das funcionárias, sem exagero, as calças também não eram as mais adequadas (este pormenor também reparou ele), assim como o uso das sapatilhas. Naquele estilo de restaurante o uso de sapatilhas não acho muito apropriado.  

- O multibanco fora de serviço. Havia um aviso na porta, que não vimos, e o chefe teve o cuidado de nos avisar mal chegamos, mas é sempre um (pequeno) transtorno.

No geral, estava tudo delicioso. Com pratos bem portugueses, com um toque de autor de distinção sem perder as características que a tornam a nossa cozinha única.

 
"Adoramos a perfeição porque não a podemos ter; repugná-la-íamos se a tivéssemos.
O perfeito é desumano, porque o humano é imperfeito"
Fernando Pessoa
Recomendamos este espaço: http://www.elebe.pt/home.php
Já estamos a planear outro jantar deste género.
 

domingo, 25 de outubro de 2015

Trapitos # 3

Ainda me vejo às aranhas para saber o que vestir. Não é fácil. Continuo em fase de negação, mas a mentalizar-me que o Verão já se foi e que agora temos de nos preparar para o frio. Estou a tentar entrar numa fase de transição. Ainda não consigo usar camisolões, nem roupa muito quente, porque a temperatura ainda não o pede. Vou dando uso a camisas, túnicas e às sabrinas.