sexta-feira, 13 de abril de 2018

Pedinchice # S. Pedro

S. Pedro eu sei que o povo andou a rezar para chover. Eu sei que era um bem necessário. Eu sei que o país estava a passar por um cenário de seca extrema. 

Pronto, obrigada. És um querido. Já fizeste bem a tua parte. Agora já chega! Podes deixar vir a Primavera? Por favor!! 

Já não aguento o meu guarda-roupa de inverno. Quero fazer a troca. 

Não aguento ter as crianças “trancadas” em casa. Quero começar a dar uns passeios, ir ao parque e mostrar-lhes coisas novas. Quero “perder-me” a comprar as roupas de primavera/verão para eles. 

Eu bem ando a ver as novidades, mas nem dá vontade de comprar. 

S. Pedro, estou a aguardar ansiosa por dias de sol e temperaturas aceitáveis para a época do ano. Agradecida!


quinta-feira, 12 de abril de 2018

Pérolas # Educação, SFF

- Olá, boa tarde!
- Tem a password da internet??

É nestes momentos que me apetece partir para a má educação. 
O mais grave é que não acontece uma, nem duas vezes. Já perdi a conta. O mais grave ainda é que não são só crianças que o fazem, que ainda consigo tolerar, mas maioritariamente adultos.


   

terça-feira, 10 de abril de 2018

Mãe ao quadrado # Isto de ser Mãe...


Antes de ser mãe tinha um conjunto de “teorias” que achava corretas.
Do tipo:
- Quando for mãe vou passar uns dias fora e eles ficam. Os meus pais também faziam e eu estou aqui. É importante haver momentos a dois.
- Quando tiver filhos vou passá-los para o quarto deles com poucos meses. Dizem que é melhor.
- blá, blá…

Tretas. Tudo tretas.

Agora que sou mãe cheguei à conclusão que tudo muda. Até a nossa forma de pensar e de agir. Ainda recém-nascidos deixei-os ficar uma noite fora. Estávamos cansados. Achamos que uma noite ia ser suficiente para recarregar energias. Afinal eram apenas umas horas. Não correu bem. Mal cheguei a casa tive uma sensação de vazio inexplicável. Comecei a chorar como uma “Madalena arrependida”, muito provavelmente (também) devido ao cansaço acumulado. O meu marido já os queria ir buscar. Nunca mais ficaram, mesmo depois de várias insistências. Acho que não vai ser nada fácil voltar a deixá-los. Quanto mais ir de férias ou de fim-de-semana sem eles. Neste dia lembrei-me das palavras do meu pai, quando em adolescente lhe fui pedir para dormir em casa de uma amiga: “Não vais. Gosto de dormir com os meus passarinhos no meu ninho”. Hoje estas palavras fazem sentido.

Ainda antes de nascerem, e como a grande maioria dos pais, já tinham o quarto pronto. As camas estavam feitas e prontas à espera do dia “D”. Comprámos um berço mais pequeno, de fácil transporte para ficar no nosso quarto.

No primeiro mês dormiam no mesmo berço ao meu lado ou um comigo e o outro no berço. O pai para descansar preferia dormir na sala. Depois começámos a perceber que era melhor cada um ter um berço, porque tinham ritmos diferentes e um acordava o outro. Passou um a dormir ao lado do pai e o outro a meu lado. E assim foi uns bons meses.

A realidade e que eles crescem e os berços não. A minha estrelinha C. já estava a dormir desconfortável e a muito custo passou para o quarto. Aos 8 meses e meio. Quando a deixei no quarto, mesmo ao lado do nosso, tive a sensação que a estava a abandonar. Ali indefesa e sozinha. Chorei até adormecer. Fui vezes sem conta ver se estava bem, a respirar e se estava coberta.

A estrelinha D., como se virava de noite e choramingava, optámos por deixar ficar no nosso quarto, principalmente para não acordar a irmã. Até que chegou o dia de o colocar na cama dele. Começou a ficar perigoso deixá-lo no berço. Estava a ver o dia que me ia cair. Já se tentava levantar.

Passados 11 meses voltámos a dormir os dois no quarto e sentimos que estava vazio. O pai queria ir buscar pelo menos um. Eu “armada” em forte dizia: “não! Eles precisam habituar-se”. Não eram eles, mas nós. Voltei a adormecer com lágrimas e com o coração apertadinho. A cada suspiro mais profundo já estava ao alto para ver se estavam bem.

Já falei com outras mães e parece que é normal. Não estou doente. Ufaaaa.