quinta-feira, 12 de julho de 2018

Crianças e Doces

foto ilustrativa retirada da Internet


Sou uma ranhosa do pior e há coisas que me tiram do sério.

Como explicar a uma geração que não a nossa que não devem dar açúcar às crianças?

Sempre que há um aniversário ou uma festa familiar lá tenho alguém a tentar dar um "bocadinho de bolo" às crianças. Fico logo fora de mim. Por mais que peça para não o fazerem. Por mais que tire as crianças desses colos, nem sempre consigo evitar. Passo logo por ser uma ranhosa, por ser esta e aquela.

Expressões como: “Coitadinhos" ; "É só um bocadinho e não faz mal" ou "Estão a olhar” são a desculpa.

Claro que estão a olhar. Eles olham para tudo que é novo ou uma novidade. Não estão a olhar porque estamos a comer um doce, se supostamente nem sabem o que é. Se lhes dermos pão ou fruta eles vão comer com a mesma satisfação. Eles querem é estar a comer. Principalmente, a Estrelinha D. adora comer e tem uma boquinha santa. Ao contrário da irmã, que é ligeiramente mais esquisita, ainda não detetei nada que ele não goste.

Depois vem sempre a típica frase: “Quando eras como eles também comias e estás aqui”.
Até acredito que sim e devia ficar toda contente. Não tenho culpa que os adultos à minha volta fossem uns irresponsáveis. De certeza que os pediatras da época também aconselhavam a evitar o açúcar.

Há coisas que me chocam. Ainda no outro dia vi a dar a uma criança de 14/15 meses um bolo cheio de creme e chantilly. E não, não foram migalhas, mas literalmente uma fatia de bolo. Assim como ver um pai a dar um gelado (e não foi daqueles tipo Epá) e batatas fritas a uma criança de 16 meses. Não entendo, espero evitar o máximo de tempo para envenenar os meus filhos assim e espero que nunca o façam na minha ausência.

Não vão ser crianças diferentes das outras. Também irão comer doces e muitas porcarias. Faz parte de ser criança. Para já ainda é cedo. As estrelinhas têm 14 meses e tenho evitado que comam algumas coisas. Pelo menos quando estou por perto. Às vezes até me sinto mal porque parece que estou a proibir de comerem fruta, sopa ou algo essencial para alimentação deles. Não quero ser indelicada com algumas pessoas, principalmente com "as minhas pessoas" e  com quem me tem ajudado (muito) com eles. 

Não sou a melhor mãe do mundo, mas com toda a certeza não serei a pior. 

É verdade. Já estou habituada. Sou uma ranhosa e por eles a tendência é piorar.

Sem comentários:

Enviar um comentário