terça-feira, 10 de julho de 2018

"Uma princesa não..."



Vi hoje pela primeira vez na TV a polémica campanha da Luta Contra o Tabagismo “Uma princesa não fuma”, apresentada em Maio pela direção-geral da Saúde.

Lembrei-me das vezes que uso esta frase com a Estrelinha C., como se ela já me entende-se: “uma princesa não grita”, “uma princesa não se porta mal”, “uma princesa não se suja”. Digo sempre em tom de brincadeira e até é motivo de piadas familiares.

A campanha é uma curta-metragem que tenta sensibilizar as mulheres a deixarem de fumar. "Opte por Amar Mais" é o título do filme que dura cerca de 16 minutos. A protagonista é a atriz Paula Neves, que faz o papel de uma mulher com cancro do pulmão em estado terminal e que teme que a filha também venha a ter o mesmo vício.

A frase mais forte é quando a mulher doente se dirige à filha e diz: "Promete-me que vais ser sempre a minha princesa. E lembra-te, uma princesa não fuma".

Como em tudo neste país uns vieram logo atacar o vídeo, já outros bater palminhas. O de sempre.

Para mim, o mais importante é reter a principal mensagem: as filhas imitam as mães


Sem comentários:

Enviar um comentário